Páginas

sábado, 25 de junho de 2011

Avaliação de Coxinhas: Caetano's Bar

Já faz um tempo que me propus a topar uma coxinha sempre que ela aparecesse na minha frente. Inspirada na Fer, que experimenta qualquer brownie que vê pelo caminho, resolvi me aventurar a avaliar todas as vezes que cruzar pelo meu caminho essas irresistíveis porções ou unidades. Seja no boteco chique, na padaria da esquina, na lanchonete à tarde: toda vez que o petisco aparecer pra mim, vou dizer um "sim" e avaliar, montando uma espécie de ranking das coxinhas paulistanas. Sem pretensões, apenas pessoal, visto que sabem como meu espírito se anima e explode em alegria ao comer delicinhas.

Os aspectos de avaliação das coxinhas são: textura (aqui, envolvendo desde a crocância da casquinha até a maciez da massa + recheio), massa (branquinha, que tem que ficar com aquela "pontinha" no ponto, com o perdão do trocadinho), recheio (não pode ser aqueles frangos-artificiais-vermelhos-tipo-recheio-de-pizza-ruim), sabor (no geral, a combinação das camadas) e temperatura (porque coxinha fria e requentada é decepcionante).


Para começar, a porção do Caetano's Bar, que fica na zona norte. Apesar do charme da decoração ambiente, sou daquelas que gosta mesmo é de sentar à beira da calçada, vendo o tempo passar.

A porção é farta - 15 unidades. Serve bem quatro pessoas, já que as coxinhas não são tão pequenas. Veio quentinha, gostosinha, mas escura - acho que tinha passado um pouco do ponto, por isso fez perder um pouco da crocância ideal e a casquinha acabou ficando um pouco dura.

Na primeira mordida, a surpresa: a massa, mais amarelinha, tem uma pitada de mandioca. Minha querida amiga Lyds, acreana, explicou que lá na terrinha são feitos quibe de arroz e quibe de macaxeira (tradução para paulistas: mandioca!). Fiquei morrendo de vontade de experimentar, porque a exemplo da coxinha do Caetano's, a massa com um gostinho de mandioca é uma surpresa bem boa! Combina perfeitamente bem com o recheio de peito de frango, que não tem o catupiry já tão comum nas coxinhas por aqui, mas é farto. Entretanto, o que tem de farto, tem de seco - típico dos congelados, por isso também perdeu pontos.

O preço é de justo para semi-caro: R$ 29,80. Acompanha bem uma cerveja, vale pra quem cansou de pedir as já batidas batatas fritas ou polenta. Mas ainda está longe da melhor coxinha da cidade.

Caetano's Bar - Av. Engenheiro Caetano Álvares, 5496
Aberto de segunda a domingo.

________________________________________
Uma curiosidade: não tenho regra pra começar a comer coxinha.
Tem hora que vai pela bundinha, tem hora que vai pela pontinha.

8 comentários:

Maju disse...

Não podia deixar de vir aqui fazer inveja: o quibe de arroz é incrivelmente bom mesmo! :p

Lydia disse...

Gabi, adorei a ideia do ranking das coxinhas! E, sim, seu texto me deu vontade de comer tooodas as coxinhas da foto, haha... o dia que vc for avaliar o Frangó EU QUERO IR!

FRED disse...

Já conversamos sobre isso e eu também sou um coxinha-maníaco. Então, tenho TRÊS dicas:

1. Coxinha do Veloso, na Vila Mariana;

2. Coxinha do restaurante/bar Alemão do Shopping Morumbi (Fica do lado da livraria Fnac);

3. Coxinha da Panificadora Real, de SOROCABA, os 70km valem MUITO a pena!

Bjos e Google nas dicas acima!

stripolias disse...

Fred, essa coxinha do Veloso é escolha fervorosa de alguns amigos meus, você na lista! Estou pra ir pra lá pra escrever sobre ela. Topa ser minha cia?
bjo grande!

Vanessa disse...

Gabi, esse "desafio" que você se propôs eu já realizo há alguns anos.. ahahaha.. sou viciada. A melhor coxinha da minha vida era uma de Marília, de um boteco, mas acho q mudou a cozinheira e dai decaiu. A melhor da atualidade é a do Veloso, daí de Sampa... Para eu achar uma coxinha boa levo muito (tipo, 70%) em consideração a massa e a secura, a do veloso é ótima nos dois aspectos... hmmmm.. me deu lombriga

stripolias disse...

vem pra cá avaliar comigo, Van!!! A do Veloso eu preciso mesmo. Mas a do Frangó também é bem forte, acho que vou ter que comer as duas no mesmo dia pra comparar, vai ser difícil o páreo.
bjs

Eduardo disse...

Aiaiai, me deixou com água na boca, rsrsr.

Bjs,

Duh

FRED disse...

Gabi, vamos neste fds? hehehe Aguardo seu contatinho! Bjos