Páginas

domingo, 26 de julho de 2009

Cemitério da Consolação

"Tem muita arte aqui. Victor Brecheret, esculturas lindas. Minha mãe está aqui, logo logo eu estarei também".

Pereira Filho

Entrei no Cemitério da Consolação guiada por esta senhora de 90 anos, orgulhosa de ter um jazigo perpétuo no primeiro cemitério público de São Paulo, inaugurado em agosto de 1858.

Realmente, caminhar por suas ruas é, além de um agrado aos olhos, um passeio pela história da cidade. As ruas, apesar de numeradas, abrigam as casas daqueles que dão nome às ruas da cidade, de nossas casas. Ricardo Jafet, Eduardo Prado, Paes de Barros, Matarazzo...

Mais dor

Ela nos guiou contando histórias de amores passionais que ali terminaram, de doenças, de episódios que causaram tanta dor. Nomes fortes, arte sacra forte - que ora expressa serenidade passiva frente a morte inevitável, ora dor pulsante e insuportável da saudade.

A suíça que não falou seu nome continuou nos guiando por entre túmulos que são verdadeiros mausoléus. Cada um com sua peculiaridade, poucos com fotos, muitos com homenagens. Cada história, cada escultura, cada nome e data livres à interpretação de quem por ali passa, invisível, no silêncio de um terreno localizado em uma das ruas mais barulhentas da cidade.

Distante da carícia materna
pendeste qual pálido jacinto
e agora não dizes mais aos mortais
as noturnas harmonias de Chopin.
Mas aquela música invisível
ainda conserva e vive o amor
que à vida te deu
e à vida hoje te chama
(A Luiza Crema Marzoratti, 1896-1922, de sua mãe)

Duas horas e foi pouco. Um abraço à vendedora de flores anônima que me revelou tantos caminhos que vivem entre os mortos.

Um comentário:

Giane disse...

Oi, Gabriela!

O cemitério da Consolação é um lugar onde além da quietude, respira-se muito Amor e Arte.
Desejo muito fazer uma visita guiada por lá.

Se quiser saber mais, acesse o site:
www.cemiteriosp.com.br ou siga a gente no Twitter: twitter.com/cemiteriosp
Você encontrará muitas informações e curiosidades sobre o cemitério da Consolação e outros campos santos do Brasil e do Mundo.

Beijos mil!!!