Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Choveu, Parou

São Paulo é assim. Choveu, parou.

Nesta segunda-feira, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura, a água que caiu lá do céu nesta tarde representa 27% do esperado para o mês de outubro.

Você ficou parado no trânsito? Teve medo de alagamento? Largou o carro na rua, rezou e pegou o metrô lotado? Sufocou em um ônibus lotado de janelas fechadas - se cai respingo na mocinha, ela descontrola? Desceu a lenha em São Pedro?


São algumas das consequências de uma cidade cujas políticas públicas de contenção de inundações e de limpeza das vias estão abandonadas. Faz tempo:



Lembro muito dessas imagens e o quanto isso me chocou. Eu tinha onze anos. Sempre tive medo de ficar alagada no meio da cidade e não ter para onde ir. No ano passado, fui parar no estoque de uma loja de bugigangas na rua Voluntários da Pátria porque a água começou a subir e chegou na cintura de quem estava no piso térreo. Foi o suficiente para eu entrar em pânico.

Agora, digam-me: algo mudou, de 1999 para cá?   
Eu acho que não.

______________________________________________________________
A foto acima foi tirada em 2008, na zona cerealista de SP...
sei lá o que são essas coisas, sei que é entulho = lixo. E esse trecho
da avenida do Estado sempre alaga.

Um comentário:

Belchan disse...

Eu lembro da enchente na Voluntarios da Patria. Lembro que a agua tinha subido ate meu joelho, eu tinha saido de chinelo e voltei sem...