Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

Descubra seu bairro

Megalomaníaca, São Paulo é tida como a cidade com a melhor gastronomia do País, a cultura mais movimentada, o metrô mais organizado, o município mais rico. Tem as melhores baladas, os maiores shows, os melhores hotéis, os melhores e maiores isso e aquilo. Tudo isso é muito legal (principalmente porque dá pra brincar de fazer invejinha a pessoas de outras cidades quando se está a turismo), mas não deixe de explorar seu bairro, descobrir os cantinhos que mais te agrada, as paisagens que mais se revelam, a arvore com a folha mais bonita, o boteco com o chop mais gelado, o restaurante com a feijoada mais gostosa. Não precisam ser do grande circuito, apenas ter o gostinho bairrista que te faz bem.



No meu caso, no Alto de Santana, encontrei uma pizzaria bem bacana. (Tá, eu confesso, desde que abriu, eu vivo nessa pizzaria porque sou uma gordinha feliz com Visa Vale.) Chama-se Baobá e, bem pequenininha, eles fazem uma pizza incrível: com massa fininha, do jeitinho que eu gosto. Sempre que posso, vou lá com minha família, namorado, amigas... Dá pra ir a pé de casa - a melhor parte.


                   A pizza é pra ilustrar, só. Não tirei foto.


O que eu gosto destes lugares bairristas é quando eles se propõem a ser justamente isso - bom, pequeno e bairrista. Não têm grandes pretensões em se tornar uma rede, em produzir em escala industrial - e tudo que é feito em massa acaba tendo uma tendência a perder um pouco da qualidade. Justamente pela modéstia, primam em realizar seu melhor serviço do começo ao fim. Recepção, atendimento, produto, conta. No caso do Baobá, o pizzaiolo é habilidoso, os garçons muito simpáticos e atenciosos, a moça do caixa sempre de bom humor. Eles tomam conta de tudo com muito cuidado - o ambiente muito agradável, o cardápio bonitinho, o papel que serve de jogo americano rústico, combinando com o visual da pizzaria como um todo. O cardápio razoável, que mantém a identidade e sai da linha apenas ao oferecer sopas e sobremesas que não têm muito a ver com pizza. Mas tudo bem, são deslizes perdoados como se fossem licenças poéticas. Nada de cara amarrada ou outros inconvenientes que têm se tornado comuns em lugares badalados de Sampa.

O Baobá é pequeno, mas está sempre muito movimentado. Indico muito a todos que moram aqui pela zona norte.

Da última vez que fui, até brinquei com um dos garçons. Ele escreve ao contrário! Percebi do nada, por essa mania minha de reparar nas pessoas. Começa a escrever da última letra e termina no começo da palavra. Quando tira a mão e revela o papel, a palavra está lá, completinha, bonitinha: 1/2 Quatro Formaggi e 1/2 Peito de Peru. !!!! Que loucura, batman... Estava com amigas, fizemos um escândalo tão absurdo que acho que ele ficou um pouco sem graça... hehehe. Ainda vou fazer um post só com ele. O nome dele é Walter. (fico devendo a foto do lugar e do garçom. prometo atualizar a postagem)

E em todo bairro deve ter um Walter esperando para ser descoberto, uma boa pizza esperando para ser devorada, um bom vinho para ser degustado... Sem aquele estresse de ter que pegar o carro e enfrentar o trânsito. Basta deixar a preguiça de lado e descobrir o seu charminho em seu bairro paulistano.


Baobá.  Rua Cons. Moreira de Barros, 1322.
Santa Terezinha/Alto de Santana.


_________________________________________________________________________
Ah, Baobá é o nome de uma árvore, nativa de Madagascar.
É também a planta que contamina com suas sementes o solo do asteroide
do Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry. Taí um livro que eu preciso ler.

Poxa, preciso de um celular com uma câmera decente. Vai melhorar muito minha frequência
e qualidade no blog. Na wishlist.

6 comentários:

stripolias disse...

são duas da madrugada e deu água na boca. preciso voltar lá.

Renan Montagnoli Bolta disse...

Não sabia que vc tinha um blog,que ele era tão interessante que vc escrevia tão bem. Gostei mesmo!

Unknown disse...

Vamos no Baobá?! Aproveitamos a recomendação ...rs e nos vemos!

to com saudades

Anônimo disse...

produção de pizzas em massa, gostei kkk

stripolias disse...

Viviii!!!
vamos siiim! eu to batendo carteirinha lá!!!

Giovanna Coscelli disse...

Gabizón...foi só ler o post que me deu vontade de degustar aqueeeela pizza de novo! Hummm...precisamos usar o cupom que ganhamos e repetir a dose: AMIGAS+PIZZA+VINHO+RISADA
E o Walter?! Ahhh...o Walter! Figuraça! Fenômeno!