Páginas

sábado, 14 de março de 2009

Um novo olhar sobre a cidade

A Revista da Folha apresentou, na semana retrasada, uma reportagem muito interessante que dialoga com a proposta deste blog. Ela trouxe relatos de pessoas que, após viverem anos no exterior, voltaram à São Paulo...

De certo eu compartilho algumas sensações e sentimentos com essas pessoas, mesmo reconhecendo a diferença gritante que é viver quatro anos no interior do que fora do Brasil. Mas não há como ignorar a sujeira, a pressa das pessoas nas ruas, o acolhedor olhar cansado no metrô, a organização desse mesmo transporte público...

Aqui vai um trecho da matéria, e se você for assinante UOL ou Folha, pode ler na íntegra aqui.

01/03/2009 - Revista da Folha
Um novo olhar sobre a cidade
por Gustavo Fioratti / fotos Jefferson Coppola
Ame-a ou deixe-a
Pesquisa realizada pelo Ibope a pedido do Movimento Nossa São Paulo

Em janeiro de 2008,

55% viveriam em outro lugar
Em novembro, caiu para 46% a porcentagem de quem deixaria São Paulo
63% dos moradores de São Paulo acham suas vidas muito interessantes
43% acham São Paulo acolhedora

Dos aspectos positivos de viver em SP:
21% apontam as oportunidades
16% o mercado de trabalho
13% lazer, diversão e entretenimento

Dos aspectos negativos:
40% apontam a violência
18% a criminalidade
12% o trânsito

São Paulo não estava mais nos planos de Ieda Onaga, 26, e de seu marido, Kleber Yuske, 27. Mas, no fim de 2008, a crise econômica mundial tratou de colocar a capital paulista de volta na vida dos dois decasséguis.
Eles moravam em Nagoya, cidade japonesa que concentra fábricas de automóveis e de produtos eletrônicos. Ganhavam até US$ 250 por dia.
(...)
Sobre o estilo de vida, ainda estão se adaptando. Para Ieda, os paulistanos são solícitos e gentis, em comparação com os japoneses. Mas aprendeu a respeitar uma certa civilidade oriental, que, acha, faltaria ao povo daqui.
Ieda se assustou com o lixo que a cidade descarta. Para ela, é difícil jogar fora embalagens plásticas. "No Japão, é tudo refil. Você acaba o detergente e leva o frasco na loja para encher de novo." Apenas 1% do lixo produzido em São Paulo é reciclado. Com ajuda das cooperativas, esse índice pode chegar a 5%. Tóquio recicla mais de 50% de todo o seu lixo.

Nenhum comentário: