Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2009

Pombos

Depois do ziriguidum, nada melhor que retomar o blog, não?

Essa semana entrevistei um biólogo para o programa que realizo no Fiz Tv, o Pedro Demeley, da SAVE Brasil. É uma ONG muito interessante, que cuida não só das aves, bem como dos ecossistemas a elas relacionados.

A pauta era sobre equilíbrio ambiental, e eis que o papo vai para os animais repugnantes, que causam ojeriza a muitas pessoas mas não podem ser eliminados pois têm um papel importante no meio ambiente. Sapos, por exemplo, controlam a população de insetos; cobras controlam populações de roedores...

Mas e os pombos? Pombos cinzas dominam o ambiente das cidades e transmitem doenças. Qual o papel deles em uma cidade como São Paulo? Qual a razão deles existirem? Por que não podemos eliminá-los?

Pedro explicou que os pombos comuns, encontrados nas cidades, são animais exóticos. Dentro do conceito da biologia, exóticos são animais que não fazem parte da fauna local: foram introduzidos pelo homem. Os pombos de São Paulo foram trazidos pelos europeus, e são totalmente adaptados em um ambiente desequilibrado e urbano. Se fossem introduzidos na Mata Atlântica, vegetação original de São Paulo, provavelmente não sobreviveriam.

Ou seja, eles não fazem parte de um bioma. Estão nas cidades, alimentam-se em ambientes com lixo orgânico e, por isso, transmitem doenças. De um ponto de vista totalmente antropocêntrico, poderiam ser eliminados sem causar danos. Assim como os ratos e baratas, por exemplo, que estão por aqui no mesmo contexto.

Achei isso muito interessante. Claro que eu não sou a favor do extermínio dos pombos, mas eu sempre pensei que cada animal era importante e tinha um motivo biológico para ele viver no ambiente em que estava... nunca imaginei que os pombos são indicadores de um desequilíbrio. Dei uma pesquisada e vi que existem espécies de pombos brasileiras, como a Rolinha. Essas sim, sao originárias do Brasil e estão inseridas em um contexto biólogico.

Quando eu era criança, meus pais me levavam pra passear no centro de São Paulo, em especial no Pátio do Colégio. Alguns vendedores ambulantes vendiam comida (acho que era milho) para alimentar os pombos. Ao jogar o grão, qual criança não se encantava com a revoada das aves? Acho que por isso que os pombos são, para mim, um grande símbolo de São Paulo. E da minha infância. E me despertaram tanta curiosidade nessa entrevista.


Março de 1992, meu irmão, eu e minha mãe alimentando os pombos no Pátio do Colégio. Não faça isso.

Aliás, não alimente os pombos. E, falando em infância... você lembra disso? Eu adorava.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e