Páginas

terça-feira, 31 de março de 2009

Mansão Matarazzo: a história de um estacionamento

Quem passeia pela Avenida Paulista pode não imaginar a requintada história residencial onde hoje estão vários edifícios de negócios.

No início do século XX, a avenida era endereço das famílias mais ricas da cidade. Entre os seus casarões, estava a mansão dos Matarazzo, família do Conde Francisco Matarazzo - que um dia fora conhecido e respeitado como o homem mais rico do país. Era uma construção imponente, com 16 salas e 19 quartos, projetada por diversos arquitetos. A história desta construção é um tanto peculiar, pois a prefeitura se opôs à família. Enquanto a primeira queria o tombamento, os Matarazzo lutavam pela venda do terreno, hiper valorizado por sua localização.

A Mansão Matarazzo era gigantesca e formava um "vazio" entre os arranha-céus.
Foto: Prefeitura de São Paulo


Em 1990 foi tombada pelo governo de Luiza Erundina (PT), quando haviam planos de transformá-la em em um museu ou espaço cultural. Na contramão, pois o terreno tem o metro quadrado mais caro da cidade, houve até uma tentativa de implodir a mansão durante à noite. Entretanto, não foi bem sucedida. Com um grande debate na mídia sobre o futuro da Mansão Matarazzo, questionava-se o seu real valor arquitetônico, pois a Avenida Paulista já era tomada por edifícios de escritórios.


Mansao Matarazzo
A entrada da mansão, hoje

O triste fim da Mansão Matarazzo aconteceu em 1995 - foi demolida por causa de uma liminar judicial. No terreno, hoje há um estacionamento, e somente a fachada foi preservada. Embora exista um projeto de transformar o terreno em um shopping, divulgado pela Folha em 2007, continua sendo apenas um estacionamento. Quem passa por ali pode não saber - mas a esquina da Avenida Paulista com a Pamplona uma elegante mansão foi cenário de uma história de São Paulo.



_____________________________________________
Depois de assistir à minissérie Maysa, fiquei curiosa a respeito da Mansão Matarazzo.
A cantora morou na mansão por alguns anos, após seu primeiro casamento.
Toda o trabalho de recriação da produção de Maysa estava impecável,
e eu queria saber onde é que raios ficava aquela mansão linda, gigante, em São Paulo.
Agora não consigo passear por lá sem lembrar-me desta história.

6 comentários:

Bibi disse...

Agora eu fiquei curiosa , obrigada pelo post vou ter um lugar para visitar esse mes.

Adoro SP

;*

Bruno Espinoza disse...

Muito bom saber, ainda mais de um pedaço da Paulista pelo qual passamos sem nem observar. Para mim fica a imagem do muro branco-cinza do estacionamento. Bem que um centro cultural (mais um) poderia ter sido desenvolvido ali. Como a Casa das Rosas, mais a frente.

Jonathan Flexa disse...

Justamente em Maysa é que ouvi esse nome Matarazzo. Aqui nos trópicos não gostam mt de preservar a hitória, né!

Anônimo disse...

a mansao seria hoje um dos mais lindos cartao postal de sao paulo mas a ganancia do homem a desctruiu assim como sua historia

Jorge Ramiro disse...

Eu trabalho em uma cadeia de restaurantes em sp com espaços culturais. São os restaurantes que são espaços culturais recuperados.

Anônimo disse...

This piece of writing is genuinely a pleasant one it assists new web viewers, who are wishing in favor of
blogging.

Here is my weblog :: louboutin uk